Conversamos com o piloto Rogério Grotta que esse ano está na Fórmula 4 BR, e ano passado correu o campeonato da Fórmula Delta. Grotta está marcando presença no Campeonato Paulista como coach dos pilotos Pedro Antunes #17 e Pietro Nalesso #23 da Delta.
Como piloto, Rogério falou que é uma pessoa muito competitiva, mas que sabe que essa característica deve ser usada na hora certa e de forma inteligente.
Disse que tem horas que na pista tem de ser mais calculista, mais frio, mas não em questão de atacar, sim de segurar e esperar a oportunidade certa. Tem de entender que não tem como querer andar mais que o carro, e sim respeitar o limite do carro, pneu, pista etc. Porém há momentos que para fazer alguma ultrapassagem tem que aproveitar o vácuo e até mesmo arriscar o limite do carro, buscando uma posição ou recuperar uma colocação.
Já como coach, contou que foi sua primeira vez nesta função e que se sente muito bem passando seus aprendizados com a equipe da Pilotech, Erick Lutum e família Delta para os pilotos. Como a F-Delta é uma categoria que já participou, Rogério sabe muito sobre e pode dar dicas para os pilotos. Além de passar aprendizados pros pilotos é uma forma de se preparar para a corrida que o próprio vai competir, uma forma diferente de se cobrar para dar seu melhor em pista.
Para se preparar fisicamente para as corridas, Grotta treina bastante core (estabilidade do corpo), pescoço e cardio; disse que para as corridas de F4 precisou treinar mais anterior de deltoide e peito, pois a anatomia do carro de Fórmula 4 é um pouco mais encolhida do que o da Fórmula Delta. Já mentalmente pratica como se fosse um treino para paciência, pois disse que ao fim das corridas se sente cansado, então tem que conseguir performar bem e pensar ao mesmo tempo, porque quando seu corpo não quer mais fazer nada, vc tem que estar concentrado, calmo, e como falou anteriormente tem que estar com a mente fria, abaixar a competitividade, saber o que fazer na hora certa, pois é possível que acabe jogando todo o trabalho da corrida fora nos últimos minutos por fadiga.
Foi uma conversa muito prazerosa, o Rogério é uma pessoa super acessível. No nosso bate papo nos disse coisas muito interessantes. Obrigada pela atenção, Grotta!

